7 de julho de 2008

LIVROS E PESSOAS



Que bom que existem pessoas como a gente , né?
Hoje eu li o Blog Miojo, que fica dentro da revista Marie Claire, e me senti muito bem com o comentário da Rosane sobre LIVROS E PESSOAS

Na verdade, o título é : LIVROS SÃO COMO PESSOAS

Eu tinha culpa de começar a ler um livro e não ir até o fim. Até que, numa FLIP, o escritor Paul Auster disse uma frase mágica: “Livros são como pessoas”. E confessou que já começou e não terminou vários volumes, sem culpa nenhuma. Achei a metáfora perfeita: da mesma forma que a gente se apaixona ou fica amiga de algumas pessoas -e de outras não -podemos ler um livro até o fim e compreendê-lo profundamente, ou não passar do primeiro capítulo. Quantas pessoas eu apenas folheei… E quantas outras devorei na primeira leitura, amei, li e reli. Tem gente poética. Tem gente com texto chato. Tem gente que parece uma enciclopédia. Ontem uma amiga me disse que estava animada com um livro que tinha tentado ler em várias épocas da vida, sem sucesso. E dessa vez estava completamente envolvida. Pensei então nas pessoas que a gente conhece um dia, não vê graça alguma, e anos depois reencontra e vê com outros olhos. E vice-versa: aquelas que perdem a graça com o tempo e não merecem releitura. Hoje, eu me permito ler um parágrafo e abandonar o livro, se não me interessa. Atualmente tenho três volumes na cabeceira, sem me fixar em nenhum. E sem culpa. Thank you, Paul Auster.

Nossa, Rosane, como me senti aliviada depois de ler o seu texto....Abençoado seja este Paul Auster !

Monicaty

Nenhum comentário: