24 de maio de 2008
AS GRANDES LIÇÕES DA VIDA
Hoje vou falar de um livro que li muito transformador, chamado AS GRANDES LIÇÕES DA VIDA, da Editora Sextante, de Hall Hurban.
No Capítulo 7 , ele conta que fez um experimento muito legal com os alunos deles. Hurban pediu aos alunos que passassem as 24 horas seguintes sem reclamar. A primeira reação dos alunos foi
"reclamar" da tarefa. Superado este obstáculo da resistência inicial , os estudantes iam mudando de hábitos. Mas essa era apenas parte da tarefa. Na segunda parte, Hurban distribuía um papel aos alunos, onde se lia no alto:
COISAS : Eles tinham que escrever todas as coisas pelas quais eram gratos
PESSOAS : Todas as pessoas que eram importantes para eles
OUTROS : Dia de Sol, café gostoso, etc...
As colunas de COISAS E PESSOAS rapidamente eram preenchidas, mas onde estava escrito OUTROS levava mais tempo. Os alunos sempre questionavam :"O que o senhor quer dizer com isso ? Pode nos dar algumas idéias ?
Então, Hall pedia que cada um espontâneamente falasse das idéias que lhes ocorriam . Aí, a coluna dos OUTROS começava a ser preenchida com : LIBERDADE, OPORTUNIDADE, AMIZADE, AMOR, INTELIGÊNCIA, HABILIDADES, SAÚDE, TALENTO, PAZ, FÉ, DEUS.
Na terceira parte da tarefa os alunos tinham que ler a lista quatro vezes ao dia: quando acordava, depois do almoço, depois do jantar, antes de dormir. Uma "lavagem" e centrifugagem cerebral, na minha opinião. Mas que surtia um ótimo efeito : os alunos que entendiam a brincadeira chegavam mais proativos, com sorrisos mais longos e os corpos mais animados.
Lembro que comecei uma brincadeira assim quando li o livro "Pollyanna", aos 17 anos. Comecei a jogar o "jogo do contente" , comigo mesma, vendo o lado bom de cada coisa que me acontecia, e muitos hábitos mudaram para melhor. Com os hábitos transformados, minha vida começou também a mudar, lentamente, mas definitivamente....
Legal para refletir um pouco....
No Capítulo 7 , ele conta que fez um experimento muito legal com os alunos deles. Hurban pediu aos alunos que passassem as 24 horas seguintes sem reclamar. A primeira reação dos alunos foi
"reclamar" da tarefa. Superado este obstáculo da resistência inicial , os estudantes iam mudando de hábitos. Mas essa era apenas parte da tarefa. Na segunda parte, Hurban distribuía um papel aos alunos, onde se lia no alto:
AGRADEÇO POR
COISAS : Eles tinham que escrever todas as coisas pelas quais eram gratos
PESSOAS : Todas as pessoas que eram importantes para eles
OUTROS : Dia de Sol, café gostoso, etc...
As colunas de COISAS E PESSOAS rapidamente eram preenchidas, mas onde estava escrito OUTROS levava mais tempo. Os alunos sempre questionavam :"O que o senhor quer dizer com isso ? Pode nos dar algumas idéias ?
Então, Hall pedia que cada um espontâneamente falasse das idéias que lhes ocorriam . Aí, a coluna dos OUTROS começava a ser preenchida com : LIBERDADE, OPORTUNIDADE, AMIZADE, AMOR, INTELIGÊNCIA, HABILIDADES, SAÚDE, TALENTO, PAZ, FÉ, DEUS.
Na terceira parte da tarefa os alunos tinham que ler a lista quatro vezes ao dia: quando acordava, depois do almoço, depois do jantar, antes de dormir. Uma "lavagem" e centrifugagem cerebral, na minha opinião. Mas que surtia um ótimo efeito : os alunos que entendiam a brincadeira chegavam mais proativos, com sorrisos mais longos e os corpos mais animados.
Lembro que comecei uma brincadeira assim quando li o livro "Pollyanna", aos 17 anos. Comecei a jogar o "jogo do contente" , comigo mesma, vendo o lado bom de cada coisa que me acontecia, e muitos hábitos mudaram para melhor. Com os hábitos transformados, minha vida começou também a mudar, lentamente, mas definitivamente....
Legal para refletir um pouco....
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