16 de junho de 2010

SOBRE RÓTULOS E ASSOMBRO

Um rótulo é uma máscara que a vida usa.

Usamos rótulos na vida o tempo todo. "CERTO" , "ERRADO", "SUCESSO", "FRACASSO","SORTE", "AZAR" podem ser modos tão limitantes de ver as coisas quanto "diabético", "epiléptico", "maníaco-depressivo" ou mesmo "inválido" . Colocar rótulos determina uma expectativa de vida muitas vezes tão imperiosa que não conseguimos mais ver as coisas como elas realmente são. Essa expectativa, com frequência, nos dá um senso de familiaridade falso com relação a alguma coisa que , na verdade , é nova e sem precedentes. Estamos num relacionamento com nossas expectativas , e não com a própria vida.


E isso nos faz pensar que podemos ser tão prejudicados pelo modo como vemos uma doença quanto pela própria doença. A crença nos prende ou nos liberta. Os rótulos podem transforma-se em profecias que se cumprem só porque foram feitas. Estudo sobre mortes no vodu indicam que , em certas circunstâncias , a crença pode até matar.


Talvez precisemos levar muito menos a sério nossos rótulos e até mesmo nossos especialistas. Alguns anos atrás , fiz parte da banca examinadora da tese de uma mulher do meio-oeste que estava estudando a remissão espontânea do câncer. Entre os que responderam a seu anúncio no jornal procurando pessoas que achavam ter tido uma experiência de cura incomum, estava um agricultor que obtivera ótimos resultados apesar de um prognóstico muito sombrio . Uma noite, por telefone , ela me contou sobre esse homem. Julgava que os resultados que ele conseguira estivessem ligados à sua atitude. "Ele não aceitou", disse ela.


Confusa, perguntei se ele havia negado que tinha câncer. Não, ela respondeu , não negara . Simplesmente ele adotara quanto ao prognóstico do médico a mesma atitude que tinha para com as palavras dos peritos do governo que analisavam o solo de seus campos. Como eram homens instruídos , ele os respeitava e ouvia atentamente enquanto lhes mostravam os resultados de seus testes e lhe diziam que o milho não cresceria naquele campo. Ele levava em conta as opiniões apresentadas. Porém , como contou à minha aluna, "boa parte do tempo o milho cresce mesmo assim".


Pela minha experiência, um diagnóstico é uma opinião , e não uma previsão . Como seria se mais pessoas aceitassem a presença do desconhecido e acolhessem as palavras de seus especialistas médicos da mesma maneira ? O diagnóstico é câncer. O que isso irá significar ainda veremos.


Assim como um diagnóstico , um rótulo é uma tentativa de assegurar o controle e administrar a incerteza. Ele pode nos dar a segurança e o conforto de uma conclusão mental e nos encorajar a não pensar mais no assunto. Mas a vida nunca chega a uma conclusão ; a vida é processo , até mesmo mistério. A vida só é conhecida por aqueles que encontraram um meio de estar à vontade com mudança e com o desconhecido. Considerando a natureza da vida, pode não existir segurança, mas apenas aventura.


Trecho retirado do livro HISTÓRIAS QUE CURAM, de Rachel Naomi Remen

Nenhum comentário: