30 de julho de 2008

SOBRE A FÉ E A POESIA



Hoje , acordei inspirada nos pensamentos de RUBEM ALVES:


"Em vez de terapia de vidas passadas, prefiro a terapia das vidas que nunca aconteceram. A alma é literatura. Está cheia de estórias que nunca aconteceram. É dessas estórias que a alma se alimenta. "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra..."


"Angelus Silesius, místico, disse que o olho através do qual Deus me vê é o mesmo olho através do qual eu o vejo. Quem tem olho mau vê um Deus mau. Quem é vingativo vê um Deus vingativo. Mas quem tem olho bom vê um Deus que é só beleza e bondade."


" A tradição cristã tem medo do prazer. Prazer é artifício do Diabo. Tanto assim que , para agradar a Deus, os fiéis se apressam a oferecer-lhes sofrimentos e renúncias, certos de que é o sofrimento dos homens que lhe causa prazer. Não tenho conhecimento de alguém , que , a fim de agradar a Deus, lhe tenha feito promessas de ouvir Mozart ou ler poesia "


É um bálsamo pra alma acordar e ler Rubem Alves...

Um comentário:

dollystar disse...

A tradição cristã tem medo porque acha que Deus é um Deus tirano, que paga com a mesma moeda. Ao contrário disso, Deus não é contra tudo aquilo que nos dá prazer mas sim com o prazer desregrado..essa é a grande confusão que fazem..mais ou menos aquele Olho invisível que diz que seremos julgados por nossos atos mas isso não vem de Deus..Isso vem de nossa consciência,ciente dos passos errados que damos;ela sim é nosso algoz!.
Infelizmente no mundo religioso e em todas as crenças existem os fanáticos que extrapolam em " decifrar" as frases escritas em tantos manuscritos encontrados ao longo dos séculos.
abraços Dolly