2 de junho de 2008

O VOCABULÁRIO COMO AMPLIAÇÃO DE HORIZONTES PESSOAIS

No sábado passado, assistindo ao programa SOLETRANDO ( e torcendo para o menino Eder, do Vale do Jequitinhonha ) descobrí que existem muitas palavras que ainda preciso conhecer.

Lembrei do livro de Neurolinguística de Anthony Robbins, DESPERTE O GIGANTE INTERIOR, onde ele fala :"As pessoas com um vocabulário empobrecido levam uma vida emocional empobrecida. As pessoas com um vocabulário rico possuem uma palheta multicolorida para pintar suas experiências, não apenas para os outros, mas também para si mesmas."

Fiz uma comparação ( um tanto quanto infantil ) me lembrando de quando fui comprar tintas para pintar o nosso apartamento. Na hora de escolher, eu não queria apenas VERDE, e sim um "VERDE KIWI", uma cor que despertaa em mim mesma uma "sensação de acolhimento".

No livro do Robbins, ele seleciona uma lista de palavras fortalecedoras, que podemos usar para substituir as outras :

Exemplo :

Troque a palavra que está na cor preta para a que está na cor vermelha:

zangado desencantado
com medo inquieto
ansioso expectante
confuso curioso
deprimido calmo antes da ação
destruído em desvantagem
furioso contrariado
desapontado desinteressado
aborrecido surpreso
irritado estimulado
humilhado constrangido
exausto recarregando a bateria

Lembrei até de uma frase de Dorival Caimmy:
"Eu não sou preguiçoso, sou contemplativo"


"Se queremos mudar nossa vida e moldar nosso destino, precisamos conscientemente selecionar as palavras que vamos usar, e precisamos nos empenhar sempre para expandir nosso nível de opções"
Anthony Robbins

Nenhum comentário: