19 de junho de 2008

O IMPORTANTE É QUE EMOÇÕES EU VIVI




Existem dias em que DEUS manda alguém enviar mensagens de otimismo para a gente. Hoje foi um daqueles dias. No café-da-manhã , conversando com a minha ajudante de casa, Josiane, que trabalha comigo há alguns anos, ela me informou :

- Comprei dois livros esta semana, Monica, DOM CASMURRO e a MORENINHA.

- Ah, sim , você vai ter que ler para a escola - pensei, por causa dos títulos.

- Não. É que você gosta tanto de ler que comecei a ficar com vontade , e resolvi comprar livros pra mim também.

Foi muito emocionante. Fiquei com vontade de chorar, pra falar a verdade.Lembrei de uma metáfora que eu acho bem parecida comigo, que fala da minha "baixa auto-estima" do passado, O POTE RACHADO. To repassando o texto, que lí no site Golfinho :


O pote rachado

Defeito ou qualidade?


Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe. O pote rachado chegava apenas pela metade.

Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe. Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que havia sido designado a fazer.


Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem um dia, à beira do poço:

- Estou envergonhado, quero pedir-lhe desculpas.


- Por quê?, perguntou o homem. - De que você está envergonhado?


- Nesses dois anos eu fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços, disse o pote.


O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão falou:

- Quando retornarmos para a casa do meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho.


De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou flores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe deu ânimo. Mas ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha. Disse o homem ao pote:


- Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado do caminho??? Notou ainda que a cada dia, enquanto voltávamos do poço, você as regava??? Por dois anos eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter essa beleza para dar graça à sua casa.


Acho que também eu , com todas as minhas imperfeições e inseguranças, tenho também alimentado algumas flores no meio do meu caminho. Obrigada, Josiane, pela benção de ter me feito sentir útil...

3 comentários:

Curiosidades disse...

:') que legal mãe ;D obrigado por ser quem você é!

Unknown disse...

Também me identifiquei com esse pote raçhado.
bjos
Duda

Unknown disse...

Pode ter certeza Monicaty, que com esse seu jeitinho meigo e carinhoso, você conquista as pessoas, de uma forma especial. Te admiro muito pelo que é, pelas suas atitudes, pela sua sinceridade, pela sua garra...
Agradeço à Deus, por tê-la colocado mo meu caminho.
Bjos,
Lívia